Low poo e No poo: Tire suas dúvidas


Low poo e No poo: tire suas dúvidas sobre essas rotinas para os cabelos


Técnica polêmica normalmente é utilizada nos cuidados com fios cacheados ou crespos

Olá Cheirosas, tudo bem por ai?
Hoje eu trouxe um assunto que vive na boca das meninas, mas ninguém entende direito, ninguém sabe explicar, mas vou tentar viu?! Tenho lido muito sobre isso e estudando começar com as técnicas.

Os métodos "no poo" e "low poo" vêm ganhando cada vez mais destaque entre os adeptos de tratamentos e limpeza dos cabelos de formas mais naturais. Os termos derivam do inglês; no pow refere-se ao não uso de xampu, já o low poo representa pouco xampu.
Mais do que produtos, os conceitos no poo e low poo carregam uma filosofia de vida, e não há consenso sobre as definições do método, ou seja, uma única definição sobre como ele deve ser utilizado na prática.
Os primeiros produtos, conceitos, rituais e nomenclaturas foram criados pela empresa Deva Curl que é detentora dos direitos de uso da palavra (marca)

O que significam Low poo e No poo?

Os métodos e produtos no poo e low poo buscam apresentar produtos e tratamentos alternativos principalmente em relação ao Sulfato, componente presente em xampus, responsável por produzir a espuma da limpeza, e petrolatos (que têm o seu papel na hidratação dos fios), substâncias presentes em diversos xampus e condicionadores e que causariam danos aos cabelos, principalmente aos crespos e cacheados.
Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais frágeis e ressecados devido a estrutura do fio, por isso os adeptos do no poo vetam o uso de sulfato. No entanto, quando se faz uso destes itens é necessário não utilizar produtos insolúveis em água - como óleo mineral, parafina líquida, vaselina, entre outros pois eles se fixam aos fios e precisam do sulfato para retirá-los. 
Já o low poo é uma técnica mais flexível, pois se usa xampus que contêm sulfatos, mas em versões menos agressivas. Por esse motivo, eles não fazem tanta espuma

Como os métodos low poo e no poo funcionam na prática?

Aqui, novamente, não há consenso, principalmente na questão do no poono caso do no poo, para higienizar o cabelo você vai precisar de um bálsamo limpante, que seria um condicionador com agente de limpeza suave ao invés de um xampu tradicional. Os mais radicais usam bicarbonato de sódio diluído em água e vinagre. A diferença do no poo para o low poo, é que esta segunda é uma rotina mais flexível, e tolera surfactantes mais suaves, como o Cocamidopropyl Betaine, que é derivado do coco e faz uma espuminha bem suave, além de silicones solúveis em água.

O que o produto pode ou não ter para ser no poo ou low poo?
Para saber se o produto é no poo ou low poo você vai precisar ler o rótulo e saber pelo menos um pouquinho de química, que já vamos explicar: Para que um shampoo remova oleosidade ou sujeira do cabelo é necessário que tenha a presença de um ingrediente conhecido como tensoativo. O tensoativo é uma substância que consegue se ligar na sujeira e na água ao mesmo tempo, com isso após o exangue, a sujeira vai para o ralo. "Os tensoativos mais usados na indústria são o lauril sulfato de sódio e o lauril éter sulfato de sódio. No entanto, muito se fala sobre o potencial irritante destes componentes. Buscando alternativas mais seguras e vegetais surge o conceito low poo no poo, que são produtos com baixa concentração ou ausência dos tensoativos tradicionais; Em produtos low poo não pode haver a presença destes sulfatos, mas é permitido o uso de tensoativos suaves, como amisoft (derivado do milho), plantarem (derivado do coco e milho) ou o extrato de Quilata, que são os mais usados. Já em produtos no poo não há tensoativos e os ingredientes usados são amidos ou sílica absorvedores de oleosidade.

Só cabelos crespos ou cacheados podem utilizar a técnica?

Este é um dos pontos de maior discórdia entre as partes envolvidas nos cuidados com os fios. Apesar de pessoas com todos os tipos de cabelo poderem utilizar a técnica, não faltam argumentos contra e a favor do seu uso, principalmente nos cabelos lisos.
Acredito que não há motivos para deixar de usar os produtos tradicionais, pois o xampu é importante na limpeza do couro cabeludo, principalmente para retirar o excesso de gordura e poluição. No entanto, a quantidade de xampu sempre deve ser moderada, já que em excesso, pode ser prejudicial aos fios, independente se lisos ou cacheados. Por isso, antes da pessoa aderir a qualquer método é interessante conversar com um especialista sobre o assunto,
Todos os tipos de cabelo são beneficiados com as rotinas low no poo. No caso dos fios lisos, como o surfactante pesado (lauril sulfato de sódio) remove todo o sebo da raiz, o couro cabeludo entende que precisa produzir mais óleo, e o resultado são fios emplastados. Com a rotina low poo, que é mais indicada para os lisos, é possível acabar com a oleosidade excessiva. Para os cacheados, as rotinas acabam com o excesso de sebo na raiz e ressecamento no comprimento e pontas.
Boa parte dos produtos hoje em dia não possuem estes ingredientes - que podem provocar alergias em algumas pessoas, mas não em todas. O lauril sulfato de sódio é realmente muito adstringente, o que quer dizer que para um cabelo oleoso ele não é tão vilão quanto para um cabelo seco.

O que é o co-wash?

Este é outro termo muito comum no universo no poo/ low poo, que é uma abreviação do inglês e significa, literalmente, lavar com o condicionador. Na rotina no poo você já pratica uma espécie de co-wash intensivo, pois o condicionador ou os bálsamos limpantes fazem parte da higienização diária. Na low poo, algumas pessoas intercalam o co-wash entre as lavagens com agentes de limpeza que fazem uma leve espuma, mas que não são agressivos; Mas o importante, em ambos os casos, é que o co-wash não pode ser feito com qualquer condicionador, e sim com um produto isento de silicones, parafina líquida e derivados de petróleo no geral. Só usar o condicionador para fazer a limpeza dos fios não é legal, pois o xampu tem o seu papel - que é limpar o cabelo e o couro cabeludo, e só o condicionador não limpa o cabelo.

Dicas para quem vai começar a usar uma das técnicas:

Agora, antes de mudar a sua rotina de tratamentos é muito importante conversar com um especialista para verificar como está o seu cabelo e tirar dúvidas com relação a forma que você cuida dos fios e resultados que obtém.
Quando você for começar a usar esse tipo de produto é importante saber que, "em alguns casos, o cabelo leva um tempo maior para se adaptar, por isso, geralmente aconselhamos fazer uma lavagem com um xampu anti-resíduos antes de começar a rotina. Na sequência se deve hidratar com um produto liberado para uma delas, e assim começar, sem nenhuma 'maquiagem' que pode prejudicar a absorção dos produtos.
Caso você opte ou não por utilizar as técnicas, uma dica vale para todos: diluir qualquer xampu com um pouco de água ajuda a homogeneizar a sua aplicação, ou seja, não fica mais produto no primeiro local que você encostou do que nas outras partes, o que é benéfico pois o excesso em um único pedaço é maléfico para os fios. Este procedimento é bom para todos os cabelos, mesmo os oleosos, pois o xampu é distribuído melhor pelo couro cabeludo e cabelo em si.
Abaixo alguns produtos indicados para cada técnica,.
Espero que tenham gostado.
Me sigam nas redes sociais.
Bjus 

FOTO DE CACHEIA.COM

FOTO DE CACHEIA.COM

FOTO DE CACHEIA.COM

FOTO DE CACHEIA.COM

Gostou? Me siga nas redes sociais
Até mais

cabelo cacheado, cabelo crespo, co wash, resenha, lo poo, no poo, pouco shampoo, condicionador, deva curl, yamasterol, yenzah, inoar, umectação. monange, yenzah, deva curl, baixo teor de sulfato, sem sal, co wash, morte súbita, santo black poderoso, yamasterol, niely gold, griffus, inoar, tô de cacho, salon line, embelleze, lola, transição capilar, cronograma capilar, no poo, low poo

Comentários

Postagens mais visitadas